Brasileiro busca segundo título do país na categoria contra um adversário que lutará praticamente em casa. Globo e Combate transmitem ao vivo
É assim que o brasileiro encara a luta da próxima madrugada contra o americano de origem mexicana, Cain Velásquez, pelo segundo cinturão de campeão dos pesos pesados do UFC do país (o primeiro foi de seu mentor, Rodrigo Minotauro), o maior torneio de MMA do planeta. A luta terá transmissão ao vivo da TV Globo a partir de 0h15m (de Brasília), com narração de Galvão Bueno e comentários de Vitor Belfort. O Canal Combate transmite todas as lutas do UFC Velásquez x Dos Santos a partir de 19h45m. O duelo ganhou proporções gigantescas nos EUA e em todo o mundo por colocar frente a frente os dois melhores lutadores da categoria, ainda invictos na organização, e tidos como praticamente imbatíveis dentro do octógono.

- Me preparei como nunca para esta luta. Sei que tenho pela frente um lutador completo, com muita qualidade na luta em pé e no solo. É o maior desafio da minha carreira, e justamente contra um adversário que é conhecido e respeitado como um dos melhores lutadores do planeta. Mas era isso que eu queria: disputar o título contra o melhor Cain Velásquez possível. Assim, quando eu ganhar, ninguém vai poder questionar nada. E eu vou ganhar por nocaute. Não acho que a luta dure até o quinto round. Lutas de pesos pesados que vão para a decisão dos juízes não são lutas boas. Acho que nocauteio no segundo ou no terceiro round - disse Cigano, cuja última derrota aconteceu há quase quatro anos.
Reconhecido como dono do melhor boxe do UFC, Cigano é tido como um lutador inteligente, técnico e muito rápido para alguém com sua altura e peso (1,93m e 108 quilos). Com grande qualidade na luta em pé, o brasileiro vem aprimorando sua técnica de chão. Faixa marrom de jiu-jitsu, Cigano tem recebido seguidos elogios de quem o enfrenta nos treinos, como ninguém menos do que Anderson Silva e Rodrigo Minotauro.
- O Cigano é muito forte, mas também é muito ágil. Eu brinco dizendo que, nos treinos, ele é a Mônica, e nós somos o colehinho dela, tamanha a facilidade com que ele nos domina na força. Sua técnica de chão vem melhorando demais, fruto do seus treinos com o Minotauro, e hoje posso dizer que ele consegue fazer frente a qualquer um se a luta for para o solo - garantiu o campeão dos pesos médios do UFC.

contra Júnior Cigano (Foto: Agência Getty Images)
Tido pelos especialistas como um dos lutadores mais perigosos do mundo, Velásquez está invicto na sua carreira no MMA. Venceu suas nove lutas, sendo oito delas por nocaute. No UFC, entrou no octógono sete vezes, e nocauteou seus rivais em seis oportunidades. Sua última luta, no entanto, aconteceu há mais de um ano, no dia 23 de outubro de 2010, justamente quando sagrou-se campeão ao nocautear no primeiro round o gigante Brock Lesnar, no UFC 121. Depois disso, teve de passar por uma cirurgia para corrigir uma ruptura no ligamento do ombro direito em janeiro deste ano, e só volta a lutar esta noite. Sem tanto ritmo de competição quanto Cigano, o desempenho do campeão passa a ser uma incógnita. Nesse período, o brasileiro fez uma luta, quando venceu por unanimidade o também americano Shane Carwin, em 11 de junho de 2011, pelo UFC 131.
Caso vença o combate, Cigano dará ao Brasil seu terceiro cinturão de campeão do UFC na atualidade (os outros campeões são o peso pena José Aldo e o peso médio Anderson Silva), empatando com os EUA na contagem de cinturões. Os americanos possuem quatro campeões da organização. Além do próprio Velásquez nos pesos pesados, são deles os títulos dos pesos galo, com Dominick Cruz, dos pesos leves, com Frankie Edgar, e dos pesos meio-pesados, com Jon Jones. O único lutador não-americano e não brasileiro a deter um título do UFC é o canadense Georges Saint-Pierre, nos peso meio-médio.
Além da luta principal, o UFC Velásquez x Dos Santos terá outras nove disputas. Confira a programação completa:
Clay Guida (EUA) x Ben Henderson (EUA) - Peso leve
Dustin Poirier (EUA) x Pablo Garza (EUA) - Peso pena
Cub Swanson (EUA) x Ricardo Lamas (EUA) - Peso pena
DaMarques Johnson (EUA) x Clay Harvison (EUA) - Peso meio médio
Norifumi "Kid" Yamamoto (JAP) x Darren Uyenoyama (EUA) - Peso galo
Mackens Semerzier (EUA) x Robert Peralta (MEX) - Peso pena
Alex Caceres (EUA) x Cole Escovedo (EUA) - Peso galo
Mike Pierce (EUA) x Paul Bradley (EUA) - Peso médio
Aaron Rosa (EUA) x Matt Lucas (EUA) - Peso meio pesado
PONTOS FORTES E FRACOS DE CIGANO

(Foto: Reprodução)
CARTEL DE JÚNIOR CIGANO NO UFC
UFC 131 - Vitória sobre Shane Carwin por decisão unânime dos juízes
UFC 117 - Vitória sobre Roy Nelson por decisão unânime dos juízes
UFC Live 1 - Vitória sobre Gabriel "Napão" Gonzaga por nocaute no primeiro round
UFC 108 - Vitória sobre Gilbert Yvel por nocaute no primeiro round
UFC 103 - Vitória sobre Mirko Cro Cop por desistëncia no terceiro round
UFC 95 - Vitória sobre Stefan Struve por nocaute no primeiro round
UFC 90 - Vitória sobre Fabricio Werdum por nocaute no primeiro round
PONTOS FORTES E FRACOS DE CAIN VELÁSQUEZ

(Foto: Reprodução Combate)
CARTEL DE CAIN VELÁSQUEZ NO UFC
UFC 121 - Vitória sobre Brock Lesnar por nocaute no primeiro round
UFC 110 - Vitória sobre Rodrigo Minotauro por nocaute no primeiro round
UFC 104 - Vitória sobre Ben Rothwell por nocaute no segundo round
UFC 99 - Vitória sobre Cheick Kongo por decisão unânime dos juízes
UFC Fight Night 17 - Vitória sobre Denis Stojnic por nocaute no segundo round
UFC Fight Night 14 - Vitória sobre Jake O'Brien por nocaute no primeiro round
UFC 83 - Vitória sobre Brad Morris por nocaute no primeiro round
O COMBATE
A disputa do título dos pesos pesados do UFC acontece em cinco rounds, de cinco minutos cada, por um minuto de descanso entre eles. O combate pode ser interrompido pelo árbitro a qualquer momento, caso ele ache que um lutador não esteja conseguindo mais se defender dos ataques do adversário. Além disso, a disputa termina caso um lutador seja nocauteado, desista do combate, ou o seu córner jogue a toalha, retirando seu lutador da disputa. Caso a luta vá para a decisão dos juízes, o regulamento determina que cada vencedor de round receba dez pontos, e o perdedor receba nove pontos ou menos, a critério de cada um dos três julgadores. Quem tiver mais pontos no somatório geral é declarado vencedor. Se ambos somarem o mes
globo sporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário