
No Brasil, muitos meninos sonham em se tornar jogadores profissionais de futebol. O desejo de Marcelo Kaçote não foi diferente, mas foi em outro esporte que o atleta de 24 anos conseguiu se tornar campeão. Ele deixou a bola de lado para se dedicar às manobras radicais do BMX.
- Antigamente eu jogava bola, mas não era o meu forte. Quando eu peguei minha primeira bicicleta, com nove anos, foi que eu senti aquela firmeza, aquela emoção de estar ali. Tive a condição de comprar algumas peças e então fui treinar - relembrou.
O BMX é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Surgiu no final da década de 50 na Europa e se popularizou na Califórnia (Estados Unidos) no começo dos anos 60. O esporte se divide em duas modalidades: racing (corrida) e freestyle (manobras).

(Foto: Divulgação SporTV)
Marcelo pilota desde criança e conquistou um título logo no primeiro campeonato que participou, aos 14 anos. A partir daí, a vida do natalense mudou e o sustento da sua família agora vem da oficina que mantém em sua casa e dos prêmios obtidos nas competições.
- Aqui é onde eu passo meu dia, de domingo a domingo trabalhando. Quando eu tenho tempo vou treinar, mas é aqui eu que vou levando a vida. Aqui eu conserto bicicleta, ajeito, faço a reforma, pinto, de tudo um pouco - disse.
Sem o incentivo que o esporte necessita, Marcelo e outros praticantes de BMX improvisam pistas em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Eles mesmo constroem os half-pipes de barro e os circuitos para treinarem. A pista não está nos parâmetros necessários para se prepararem para um campeonato profissional, mas os atletas não desanimam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário